Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Renascer aos 40

Para os que depois dos 40 começam uma vida nova... e para todos os outros também... "Nascer, morrer, renascer ainda, e progredir sempre..., tal é a lei."

Renascer aos 40

Para os que depois dos 40 começam uma vida nova... e para todos os outros também... "Nascer, morrer, renascer ainda, e progredir sempre..., tal é a lei."

Viajar...

Quantos de nós não coleciona, ou deseja colecionar, viagens pelo mundo fora - destinos paradisíacos, locais com história e culturas diferentes - para aumentar o conhecimento, a "bagagem"? Quantos já fizeram ou desejam fazer a Grande Viagem - aquela que se impõe que cada um de nós faça, ao seu interior? Aqui, a conversa é outra...

O conhecimento e a cultura são muito importantes na vida de qualquer um de nós, mas importa não esquecer o auto conhecimento, porque é este que nos permite perceber quem somos, de onde viemos e para onde queremos ir. É ele que permite que nos transformemos na melhor versão de nós mesmos.

Não sou nada contra quem viaja, porque também o fiz durante muitos anos, quando a vida permitia. Guardo muitas e boas recordações e tenho saudades desses tempos - valorizo mais, agora, do que valorizava quando era fácil ir... mas a vida é assim, há muitas coisas que têm outro valor quando deixam de existir na nossa vida.

Aprendi com as viagens, especialmente a tentar dar mais valor ao que tinha - há países em que as pessoas não têm sequer liberdade e são genuinamente mais felizes -, e penso muitas vezes nessas experiências, que foram enriquecedoras. Mas a verdade é que a grande viagem, a maior e mais importante de todas, aquela que me mudou e transformou a minha vida para sempre, foi feita em silêncio, de forma solitária, na maior parte do tempo no meu lar. É uma viagem que dura até hoje, que me permite ir e voltar, a cada momento, a cada instante, sempre que é necessário. Todas as minhas vivências têm sido analisadas e potencializadas, para que eu possa encontrar-me, conhecer-me, perdoar-me pelos erros cometidos e trabalhar para ser uma pessoa diferente, cada dia melhor... feliz!

É o maior dos desafios. O trabalho em sido árduo, mas valeu, e vale, a pena. Revelou-se a minha maior conquista... a do meu amor próprio, tentando sempre manter a humildade e a simplicidade.

O ideal é o equilíbrio... é viajarmos para fora, mas também dentro de nós mesmos!

Fica a sugestão!

2 comentários

Comentar post